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terça-feira, 23 de novembro de 2010

Audi RS3 Sportback



O Audi RS3 Sportback, o novo membro da família esportiva RS, prova que um carro familiar compacto também pode ser incrível. Desde que tenha um motor cinco cilindros 2.5 turbo de 340 cavalos e um porta-malas decente na traseira.



Sim, a versão de alto desempenho do mezzo-hatch, mezzo-station da Audi finalmente chegou e parece explosivo à primeira vista. O novo topo de linha da gama A3 recebeu faróis de xenônio, adereços visuais na parte dianteira com entradas de ar gigantescas. A carroceria do RS3 Sportback é também mais baixa, graças à suspensão esportiva que reduziu em cerca de 2,5 cm a altura do modelo em relação ao A3 original.

Ah, e não é só o visual que parece explosivo – o desempenho corresponde. Graças a um sistema de controle de arranque projetado para minimizar a patinação das rodas o modelo vai de 0 a 100 km/h em apenas 4,6 segundos. Como quase sempre, a velocidade máxima é limitada eletronicamente a 250 km/h. Os alemães ainda se deram ao trabalho de tentar reduzir o consumo de combustível com o uso de uma transmissão S tronic de sete velocidades e uma sétima marcha bem alongada.

Para ser sincero, não deveria ter usado a palavra “tentar”, já que o consumo não chega a ser ruim – a Audi fala em uma média de 11 km/l. Eu poderia comprá-lo sem hesitar.

A transmissão S tronic de sete velocidades transmite a potência do cinco cilindros com trocas na casa dos milésimos de segundo, graças ao sistema de embreagem dupla. O dono/felizardo pode usar a transmissão em dois modos automáticos e um manual, com as trocas nas borboletas ao volante ou na alavanca.


A Audi divulgou ainda que o chassi do RS3 é mais firme e tem uma suspensão traseira four-link – com uma largura de um metro e meio – ancorado a um sub-chassi e braços de controle em aço de alta resistência, que o permite lidar separadamente com as forças laterais e longitudinais.

A bitola dianteira foi alargada para 1,56 m e usa uma suspensão McPherson, também com um sub-chassi e uso de alumínio e aço.





Francamente, o RS3 Sportback é tudo o que eu poderia querer em um carro. Tudo menos, você sabe, o fato de que, caso chegue ao Brasil, provavelmente o venderão só para aspirantes a milionário. O já nervoso S3, com quase 80 cavalos a menos, custa por aqui 208 mil reais. Pelo RS3 Sportback, chuto um mínimo de 250 mil reais, sem grandes surpresas se chegar na faixa do TTS, que hoje vale 283 mil.

Fico triste sempre que penso como é difícil com todos os impostos e tudo mais para um brasileiro comprar brinquedos vermelhos igual a esse. É bem mais acessível comprar um carro como este para um morador da Europa.

As entregas do RS3 Sportback começam no início do ano que vem (na Alemanha).

Esse carro me trás lembranças do Gran Turismo 4 com ele ganhei inúmeras corridas em cima de carros convencionais. Um carro diferenciado e muito bonito.

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